Universidade do RS faz palestra sobre “A importância da escravidão na economia"
Após o tema gerar revolta nas redes sociais, instituição mudou o título do evento

Foto: Reprodução/Twitter
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), unidade de Sananduva, divulgou nas redes sociais uma palestra sobre “a importância da escravidão na economia mundial”, e foi alvo de críticas por parte dos internautas.
A deputada federal Laura Sito (PT-RS), se pronunciou por meio das redes sociais e criticou o teor da palestra e a classificou como “absurdo”. “Essa atividade é uma vergonha para a comunidade acadêmica da nossa Uergs, uma universidade tão importante no nosso estado. Esse absurdo não pode acontecer”, afirmou a parlamentar.
Após grande repercussão na web, a publicação do anúncio da palestra, que estava marcada para ocorrer na próxima terça-feira (30), às 19 horas, foi removida.
Procurado por um aluno, o Prof. Dr. Oberdan Teles da Silva, mediador do debate, afirmou que o intuito do conteúdo “É demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade”.
Oberdan reconheceu o erro e completou que o nome do evento foi alterado. “O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: “A triste história da escravidão no mundo”, esclareceu.