NotíciasBrasilSecretário ironiza críticas internacionais sobre preços da COP30: “Evento de arquitetura?”

Secretário ironiza críticas internacionais sobre preços da COP30: “Evento de arquitetura?”

Hospedagens com diárias até 10 vezes mais caras geram pressão por mudança de sede da conferência

| Autor: Redação Varela Net
Secretário ironiza críticas internacionais sobre preços da COP30: “Evento de arquitetura?”

Foto: Reprodução / TV Globo

O secretário-executivo da Prefeitura de Belém para a COP30, André Godinho, reagiu com ironia às críticas de representantes de mais de 20 países sobre os altos preços da rede hoteleira na capital paraense. Durante participação na Semana do Clima de São Paulo, nesta segunda-feira (4), ele minimizou o debate sobre os custos e reafirmou a realização da conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Belém, marcada para novembro.

“Estão falando mais sobre o problema dos hotéis do que o problema do mundo. A COP é um evento de arquitetura? De padrão de imóveis? Ou é um evento climático para falar dos problemas e impactos que estamos sofrendo? Vai ter COP em Belém, queira sim, queira não, queira alguém que está lá do outro lado do mundo reclamando que não vai ter", declarou Godinho, ao rebater os questionamentos.

As queixas giram em torno da escalada nos preços das hospedagens, com casos de diárias sendo cobradas até 10 vezes acima do valor habitual. A denúncia foi feita pelo presidente da conferência, André Corrêa do Lago, na última sexta-feira (1º). Segundo ele, o encarecimento ameaça inviabilizar a presença de delegações de países menos desenvolvidos, como nações-ilha e africanas. “Eles também dizem que, com a ausência dos países mais pobres, ficaria uma COP que não teria legitimidade, sem a participação universal”, alertou.

O governo federal afirma estar ciente da situação e já articula medidas para evitar um esvaziamento do evento. “Essa questão da hotelaria será resolvida, seja pelo governo do estado, seja pelo governo federal. A COP será em Belém em novembro”, garantiu o ministro das Cidades, Jader Filho.

A COP30 será a primeira conferência do clima da ONU realizada na Amazônia e deve reunir cerca de 40 mil participantes de todo o mundo.

Tags

Notícias Relacionadas