NotíciasBrasilProtesto na COP30 termina com seguranças feridos e interdição na área de negociações

Protesto na COP30 termina com seguranças feridos e interdição na área de negociações

Tumulto começou por volta das 19h20, pouco depois de uma coletiva de imprensa que apresentou o balanço das atividades do dia

| Autor: Redação - Varela Net
Protesto na COP30 termina com seguranças feridos e interdição na área de negociações

Foto: Ronaldo Brito/Globo Amapá

Um protesto ocorrido no início da noite desta terça-feira (11), segundo dia da COP30, terminou em confusão, deixou quatro seguranças feridos e bloqueou a saída de pessoas credenciadas na blue zone, área que concentra os espaços de negociação da Conferência do Clima.

O tumulto começou por volta das 19h20, pouco depois de uma coletiva de imprensa que apresentou o balanço das atividades do dia. De acordo com informações oficiais, dezenas de manifestantes tentaram invadir a blue zone, ultrapassando as portas do pavilhão e avançando em direção aos locais onde estavam reunidos representantes e delegações participantes da conferência.

A ação foi contida por equipes de segurança da COP30, que entraram em confronto com o grupo. Segundo um porta-voz da ONU para Mudanças Climáticas, as equipes brasileiras e da própria ONU seguiram os protocolos de segurança previstos e conseguiram controlar a situação.

“O local está totalmente seguro, e as negociações da conferência continuam normalmente”, afirmou o porta-voz. “O incidente causou ferimentos leves em dois seguranças e pequenos danos à estrutura do local.”

Ainda conforme a ONU, as autoridades brasileiras e internacionais estão apurando o episódio. A pedido da organização, a Polícia Federal vai instaurar um inquérito para investigar a invasão. As imagens das câmeras internas e externas da blue zone foram solicitadas e serão analisadas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o ato começou com a aproximação de um grupo que vestia trajes indígenas. Eles passaram pelos portões da entrada principal, atravessaram a área de máquinas de raio-x e se espalharam pelo saguão, próximo ao setor de credenciamento.

Apesar do susto, a ONU informou que as atividades oficiais da COP30 seguem sem interrupções.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas