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PIX: Quatro em cada dez brasileiros já sofreram alguma tentativa de golpe

Os golpes atingem mais pessoas idosas e de classe baixa

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada por uma empresa de proteção financeira mostrou que quatro em cada dez brasileiros já sofreram alguma tentativa de golpe com o PIX. 

A pesquisa também mostrou que pessoas com mais de 60 anos, e as das classes D e E são as que mais sofrem perdas de dinheiro nesses golpes.

De acordo com o Banco Central, as transações via PIX atingiram mais que dobro: elas foram de 1,4 bilhão em dezembro de 2021 para quase 3 bilhões em dezembro de 2022.

O levantamento revelou que 9% dos brasileiros já caíram em algum golpe financeiro com PIX. E em grande parte dos casos, o golpe começa por aplicativos de mensagem.

Confira os tipos de golpes com PIX mais comuns e a porcentagem de cada um deles:

- Venda de produtos falsos ou feita por loja que não existe: 22%
- Golpista que se passa por parente ou amigo para pedir dinheiro: 20%
- Pessoa que oferece uma oportunidade de investimento falsa usando o PIX: 18%

A pesquisa também mostrou que as pessoas que caem nesse tipo de golpe, perdem em média, R$ 3 mil. Outro dado impactante do levantamento é que 15% das pessoas das classes D e E já foram lesadas. Ou seja, quem tem menos condições financeiras é mais afetado pela fraude.

Ainda segundo a pesquisa, qualquer pessoa, independentemente do gênero e da idade pode ser vítima do golpe. Entretanto os brasileiros com mais de 60 anos são os que mais perdem dinheiro: R$ 5.400 em média, por golpe, quase oito vezes mais que o prejuízo entre jovens, que é de R$ 680.

Como recuperar seu dinheiro após o golpe do PIX?

Muitas pessoas não tem conhecimento, mas o Banco Central tem um mecanismo criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes com o PIX. veja o que fazer: 

- Registrar o pedido de devolução no banco em até 80 dias pelo site ou pelo 0800;
- O banco avalia o caso e o recebedor do Pix poderá ter os recursos bloqueados;
- Em 7 dias Se ficar concluído que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados;
- Se for fraude, em até 96 horas o cliente receberá o dinheiro de volta, integral ou parcialmente.

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