NotíciasBrasilMina da Braskem rompe embaixo de lagoa em Maceió

Mina da Braskem rompe embaixo de lagoa em Maceió

Coordenador da Defesa Civil classificou o rompimento como pequeno

| Autor: Redação

Foto: Divulgação

Na tarde deste domingo (10), a Defesa Civil de Maceió registrou o colapso de uma mina da Braskem que estava em risco de desabamento. A mina 18 estava sob a lagoa Mundaú, e por imagens compartilhadas pela prefeitura de Maceió, é possível ver o momento em que a água começa a entrar na mina.

A área próxima á lagoa está sendo monitorada e segundo o coordenador da defesa civil na cidade, Abelardo Nobre, não há previsões de novos rompimentos sob a água: “pelo contrário, agora vai entrar em um ritmo de desaceleração. O que aconteceu já estava dentro da área de previsão.”

O coordenador também assegurou que outras partes da cidade que estão sob risco estão sendo monitoradas e até agora nenhum alarme foi soado. Ele também disse que pelas imagens do colapso na lagoa, a medição parece ter sido pequena. 

Apesar de ter havido um afundamento de terra de 12,5 cm em 24 horas, esse rítmo tem desacelerado para meio centímetro por hora, mas os moradores das áreas afetadas continuarão longe até que haja estabilização. Segundo o G1, mais de 14 mil imóveis tiveram que ser evacuados dentro de cinco anos devido à tremores causados pela exploração da Braskem.

Tags

Notícias Relacionadas