Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy
Condição, considerada a terceira forma mais comum de demência

Foto: Marcos Hermes/Divulgação
O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), conforme revelou seu filho e empresário, Augusto Nascimento. A condição, considerada a terceira forma mais comum de demência, causa a degeneração e morte de células nervosas no cérebro, afetando progressivamente as funções cognitivas e motoras.
Antes da confirmação do diagnóstico, pai e filho decidiram embarcar em uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, ainda em maio deste ano. A ideia surgiu após Augusto perceber uma piora significativa no estado de saúde de Milton.
“Quando vi que meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, contou Augusto em entrevista à Revista Piauí.
A jornada durou 16 dias e percorreu cerca de 4 mil quilômetros, passando por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana. Durante o trajeto, Milton se manteve ao lado do filho, participando ativamente da viagem, inclusive escolhendo as músicas que os acompanharam na estrada.
“Meu pai sempre viajou do meu lado, como copiloto”, disse Augusto, que dirigiu o veículo enquanto o cantor aproveitava o percurso ouvindo álbuns dos Beatles.
O diagnóstico de DCL foi confirmado após o retorno ao Brasil. A doença, que afeta principalmente pessoas idosas, pode provocar sintomas semelhantes aos do Parkinson e do Alzheimer, como rigidez muscular, confusão mental, alucinações e dificuldades de locomoção.
Em março deste ano, Augusto já havia revelado ao Jornal Nacional que Milton convivia com a doença de Parkinson há dois anos. Apesar das limitações impostas pela condição neurológica, o artista segue demonstrando sua ligação com a música e sua paixão pela estrada.