Lula convoca ministros para reunião em meio à crise no INSS
Reunião deve discutir um plano para garantir a devolução de valores descontados indevidamente

Presidente Lula durante reunião do governo |Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (6), com os ministros da Previdência Social, Wolney Queiroz; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; da Controladoria-Geral da União, Vinicius de Carvalho; e com o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social, Gilberto Waller Júnior para discutir a crise no INSS.
A reunião deve discutir um plano para garantir a devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS. O Palácio do Planalto tem cobrado pressa em uma solução. O adjunto do advogado-geral da União, Junior Divino Fideles, também estará na reunião.
Na semana passada, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagaram a Operação Sem Desconto, que identificou um esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
O valor em deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas soma R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo a PF. Mas, se retroagir a data até 2016, esse valor sobe para quase R$ 8 bilhões referentes a descontos sem autorização.