Itamaraty saúda vitória de Maduro e emite alerta aos brasileiros na Venezuela
Comunicado foi feito nesta segunda-feira (29)

Foto: Yuri Cortez | AFP
O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota nesta segunda-feira (29) dizendo que “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”. Ainda na segunda-feira o Ministério alertou os brasileitos que estão na Venezuela e também aos que pretendem viajar para o país devido aos acontecimentos após a vitória de Nicolás Maduro.
Na nota divulgada sobre as eleições da Venezuela, o Itamaraty reafirmou ainda que "o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”. Além disso, disse que aguarda a "publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.
A manifestação do governo foi feita em meio à pressão internacional e interna da oposição venezuelana por um posicionamento do Brasil em relação ao Conselho Nacional Eleitoral que declarou a Vitória de Maduro.
À noite o Ministério das Relações Exteriores recomendou que os brasileiros, que estão na Venezuela, mantenham-se informados sobre a situação de segurança e que evitem aglomerações.
"A Embaixada do Brasil em Caracas permanece atenta à situação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência envolvendo seus nacionais, o seu plantão consular, +58 414-3723337 (com WhatsApp)", informou a nota.
Com a Vitória de Nicolás Maduro, vários protestos começaram a acontecer no país e o governo venezuelano chegou a expulsar algumas embaixadas de países que duvidaram da legitimidade das eleições como Chile, Peru, Uruguai e Argentina.