NotíciasBrasilGovernador de MT diz que Lula deve ter cautela com Trump: 'Trump é meio louco'

Governador de MT diz que Lula deve ter cautela com Trump: 'Trump é meio louco'

Governador de Mato Grosso critica taxação de 50% imposta por Trump e alerta para imprevisibilidade

| Autor: Redação - Varela Net
Governador do Mato Grosso

Governador do Mato Grosso |Foto: Divulgação

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), comentou nesta quinta-feira (17) o tarifaço de 50% imposto pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. Mendes sugeriu que o presidente Lula (PT) adote uma postura de cautela, diante da imprevisibilidade de Donald Trump, que atualmente ocupa novamente a presidência norte-americana.

"É muito lamentável que, nesse momento, um dos grandes assuntos do Brasil, talvez do mundo, [seja a taxação]. O presidente Trump, todo mundo conhece, é meio louco, já fez coisas inimagináveis em termos de comércio internacional, mas é o presidente do maior país do planeta, a maior economia do planeta, e ele tem o direito e o dever de defender os interesses americanos”, afirmou Mendes.

As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 1º de agosto e foram comunicadas oficialmente ao governo brasileiro por meio de uma carta enviada ao presidente Lula. Com a medida, diversos produtos de origem brasileira passarão a ser taxados em 50% ao entrar no mercado norte-americano.

A decisão gerou preocupação entre governadores, empresários e representantes do agronegócio, especialmente em estados como Mato Grosso, onde a exportação de commodities representa uma parcela significativa da economia local. Mendes defende diálogo e diplomacia, mas também reforça a necessidade de preparar o Brasil para um possível agravamento das relações comerciais com os Estados Unidos.

Tags

Notícias Relacionadas