Famosos lamentam morte do autor Manoel Carlos: 'Nosso Maneco'
Após a confirmação da morte, artistas que marcaram suas trajetórias em novelas escritas pelo autor prestaram homenagens

Foto: Globo/Estevam Avellar
Famosos e profissionais da teledramaturgia brasileira usaram as redes sociais para lamentar a morte do autor Manoel Carlos. O falecimento foi confirmado neste sábado (10), aos 92 anos, por meio de uma nota publicada no perfil da produtora Boa Palavra. Conhecido também como Maneco, ele estava internado no Rio de Janeiro.
Após a confirmação da morte, artistas que marcaram suas trajetórias em novelas escritas pelo autor prestaram homenagens, ressaltando a importância de sua obra e o impacto de suas histórias em diferentes gerações da televisão brasileira.
Entre as manifestações, estão as atrizes Taís Araújo, Leticia Spiller, Maitê Proença e Gabriela Duarte, que destacaram a sensibilidade do autor e a relevância de seus personagens femininos.
Taís Araújo
Taís Araújo, que interpretou Helena na novela Viver a Vida, escreveu: "Obrigada por ter acreditado em mim e por ter me transformado.
E, principalmente, obrigada por fazer o Brasil sonhar e ser mais bonito. Seulegado na teledramaturgia jamais será esquecido por todos nós??".
Gabriela Duarte
Gabriela Duarte também relembrou a importância do autor em sua carreira: "Serei eternamente grata a você, Maneco, por ter dado a grande chance profissional da minha vida.
Se não fosse você, toda minha história poderia ter sido diferente. Obrigada por tantas histórias lindas, genialmente contadas, inesquecíveis. O Brasil te aplaude de pé. Você está eternizado em nossa cultura e em nossos corações".
Maitê Proença
Maitê Proença, que foi uma das Helenas do autor na novela Felicidade, também prestou homenagem:
"Ah Maneco adorado, voe bem leve, voe pra Paz? Leve junto nosso imenso amor e admiração".
Leticia Spiller
Já Leticia Spiller destacou a poética presente na obra do novelista: "Obrigada por transformar cotidiano em poesia, silêncio em emoção e novela em memória afetiva de tantas gerações. Seu olhar segue vivo em cada cena, em cada palavra, em cada coração".
Reynaldo Gianecchini
O ator Reynaldo Gianecchini ressaltou a relação pessoal e profissional que teve com o autor:
"Ele marcou gerações, deixou seu legado bonito na tv e no teatro. Vou ser eternamente grato. Ele foi meu pai artístico, pai acolhedor, me apresentou pro mundo da tv.
Arrasou na sua passagem por aqui. Descanse em paz Maneco.
Meu ?? tá com toda a família!!!".
Helena Ranaldi
A atriz Helena Ranaldi também compartilhou uma longa mensagem de agradecimento:
"Manequinho!
Meu querido autor, obrigada por tudo!!!
Agradeço ao previlégio de ter feito tantas personagens escritas por vc e que foram de extrema relevância na minha carreira dentro da televisão.
Todas, sem exceção, foram muito prazeirosas e importantes pra mim.
Como fui feliz a cada convite seu!
Através da sua escrita, me sentia tão próxima de vc e tão honrada por ter em mãos um texto seu, escrito de maneira majestosa.
Vc foi brilhante meu querido!
Obrigada por tudo!!!
Obrigada!!!".
Walcyr Carrasco
Em vídeo, o autor Walcyr Carrasco também se despediu de Manoel Carlos, ressaltando sua influência na dramaturgia nacional:
"Perdemos o mestre. Manoel Carlos foi inspiração para todos os novelistas que hoje estão trabalhando, ao fazer lado cotidiano, ao fazer aquelas cenas de amor que interessiam, mexiam, piravam a gente. E eu acredito que aprendi muito com ele. Adeus, Manoel Carlos. Você foi, mas também fica nas suas obras".
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


