Falha em aeronave da FAB interrompe voo de Lula para a Ilha do Marajó; presidente relata risco de incêndio
Presidente revelou que, devido ao risco de incêndio, toda a equipe precisou evacuar a aeronave imediatamente

Foto: Evaristo Sá/AFP
Durante uma agenda de inaugurações no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou nesta sexta-feira (3) um incidente ocorrido na véspera, envolvendo a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que o transportaria até a Ilha do Marajó. De acordo com Lula, o avião apresentou uma falha no motor ainda em solo, momentos antes da decolagem, na quinta-feira (2).
O presidente revelou que, devido ao risco de incêndio, toda a equipe precisou evacuar a aeronave imediatamente. "Ontem, ao embarcar para a Ilha do Marajó, teve um problema no motor do avião Caça, da FAB. Tenho que agradecer a Deus porque poderia ter acontecido quando eu estivesse no ar. Ainda em terra, tivemos que descer do avião com medo de o avião pegar fogo. Aí fomos em um avião Brasília”, contou Lula em entrevista à TV Liberal.
Mesmo com o imprevisto, a agenda presidencial não sofreu alterações. Lula seguiu com seus compromissos no estado do Pará, incluindo uma visita à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.
O incidente ocorreu em meio à série de viagens do presidente pela região Norte, focadas em projetos de infraestrutura, programas sociais e articulações políticas relacionadas à preparação da COP30, que acontecerá em Belém, em 2025.