NotíciasBrasilDia das Mães: saiba quando surgiu a data no Brasil

Dia das Mães: saiba quando surgiu a data no Brasil

Com o tempo, a data passou a carregar novos significados

| Autor: Redação / Varela Net
Uma mãe com sua filha nos braços

Uma mãe com sua filha nos braços |Foto: Freepik

O Dia das Mães é uma das comemorações mais relevantes no calendário nacional. Além do valor sentimental, a ocasião se destaca também pelo impacto expressivo no setor comercial. No Brasil, a data foi oficializada por meio de um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. A origem moderna da celebração, no entanto, teve início nos Estados Unidos no início do século XX.

Embora tenha surgido em território norte-americano, estudiosos apontam paralelos entre o Dia das Mães e antigos rituais praticados nas civilizações clássicas, como na Grécia e Roma antigas, que também prestavam reverência a figuras maternas.

A idealização moderna da data foi feita por Anna Jarvis, que buscava prestar homenagem à sua mãe, Ann Jarvis. Esta, por sua vez, ficou conhecida pelo engajamento em ações sociais junto a outras mulheres, principalmente durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.

O falecimento de Ann Jarvis, ocorrido em 9 de maio de 1905, marcou profundamente sua filha. Motivada pela perda, Anna deu início a uma campanha para criar uma data que exaltasse o papel das mães. O primeiro evento em memória de Ann foi realizado em maio de 1908, e ficou registrado como a primeira comemoração do Dia das Mães.

A celebração se espalhou pelos Estados Unidos e, posteriormente, chegou ao Brasil. Registros históricos indicam que a primeira homenagem do tipo em território brasileiro aconteceu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre (RS), organizada pela Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul.

A oficialização da data no país veio na década de 1930. Em 5 de maio de 1932, o presidente Getúlio Vargas sancionou o Decreto nº 21.366, que definiu o segundo domingo de maio como o dia destinado a celebrar as "virtudes e sentimentos" do amor materno.

Hoje, o Dia das Mães é considerado a segunda data mais relevante para o comércio no Brasil, ficando atrás apenas do Natal.

Tags

Notícias Relacionadas