NotíciasBrasilDesemprego cai para 7,7% no mês de setembro, afirma IBGE

Desemprego cai para 7,7% no mês de setembro, afirma IBGE

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios (PNAD) mostram despencada na Taxa de desemprego no país em relação à 2015

| Autor: Redação

Foto: Reprodução / G1

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (PNAD) de 2022 mostraram que a taxa de desemprego caiu 7,7% desde o ano de 2015. De acordo com os dados, a categoria das carteiras assinadas foi a que mais cresceu no período de 8 anos. 

O fato é explicado por Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostras de domicílios, pelo “crescimento expressivo de pessoas trabalhando e pela retratação de pessoas procurando por emprego". 

Segundo levantamento feito pelo G1, a taxa de desemprego chegou a 9,022% no mesmo trimestre (ago-set-out) no ano anterior, apresentando queda de aproximadamente 1,322% de um ano para o outro. 

Ainda segundo a coordenadora, um ponto positivo é o aumento do trabalho formal no Brasil. Ela cita que houve um aumento de 0,9% na força de trabalho, o que em números exatos, corresponde a 929 mil pessoas trabalhando, e aponta que mais da metade deste número são trabalhadores com carteira assinada.  

O setor do mercado de trabalho que mais absorveu novos trabalhadores foi o de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que segundo os dados da PNAD conta com 420 mil novos profissionais, totalizando 617 mil.

Esse setor fica somente atrás do de Administração pública, que conta com 685 mil profissionais em várias áreas. 

Em rendimento médio em real contava 2.881 reais em média no terceiro semestre de 2022, e cresceu para 2.932 no mesmo semestre no ano seguinte de 2023. Segundo Adriana Beringuy o aumento salarial se concentrou em serviços nos setores de indústria, defesa, educação, saúde humana e serviços sociais.

Tags

Notícias Relacionadas