Deputado do PT aponta racismo após ser flagrado brigando na rua
Renato Freitas apontou que partiu para a violência devido a ataques racistas

Foto: Reprodução / Redes Sociais
O deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), deu sua versão sobre a briga em que se envolveu com um homem no centro de Curitiba. No vídeo divulgado em sua conta do X (antigo Twitter), o político denunciou que o motivo da briga teria sido por conta de um ataque racista, o que o motivou a reagir às agressões.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o parlamentar com o nariz quebrado devido à briga. Os dois homens ainda trocaram outros socos e chutes no meio da rua, até serem separados.
“Muita gente perguntando o que me fez estar brigando no meio da rua. E eu respondo. O motivo foi o mesmo que me fez brigar na rua desde que eu era criança, no ensino fundamental, no campinho, na rua. Racismo, humilhação, injúria, violência e agressão. Eu não aprendi a baixar a cabeça”, disse Renato na postagem.
O parlamentar afirmou ainda que não se orgulha de ter brigado na rua e que não se vê como um homem violento. Mas que na situação, acabou sendo provocado pelo homem que, posteriormente, partiu para cima do deputado, já gravando um vídeo, com o objetivo de “gerar views”.
Finalizando, Renato afirmou que no momento em que conseguiu imobilizar o agressor, apareceram diversas pessoas para separar a briga, mas quando estava apanhando, as pessoas estavam somente observando e gravando. “Não quero parecer como agressor nem como vítima, mas o fato é esse”, completou.
Nem vítima, nem algoz, apenas sobrevivente.
— Renato Freitas (@Renatoafjr) November 19, 2025
Espero que as próximas gerações encontrem uma paisagem mais amena, personagens amigáveis, céu azul e sol de primavera, e quando esse dia chegar, peço que olhem pra gente com um pouco de compreensão, pois desde a infância nossa escola… pic.twitter.com/uo4nZBPO8y
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


