De olho na COP-30, Lula pode decretar operação GLO em capital brasileira para garantir segurança
O evento climático das Nações Unidas deve reunir representantes de 132 países

Lula |Foto: Claudio Kbene/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda decretar, nesta sexta-feira (31), a realização de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém–PA, durante a COP-30. Marcado para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro, o evento climático das Nações Unidas (ONU) deve reunir representantes de 132 países.
Segundo apuração da coluna de Andreza Matais, do Jornal Metrópoles, o decreto da GLO será publicado hoje em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O decreto de uma GLO só pode ser feito pelo presidente da República, que dá permissão para que as Forças Armadas atuem na área de segurança pública.
O pedido da operação foi feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), apesar de Lula ter receio em relação a este tipo de medida. Assim como cita o Ministério da Defesa, as GLOs “ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”.
Assim como o Exército, a Marinha e a Aeronáutica já estão com efetivos mobilizados em Belém para a Operação Atlas, realizada ao longo deste mês de outubro. Ao todo, o exercício envolveu 10 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, segundo o Ministério da Defesa.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


