Criança sai de UPA com braço imobilizado com papelão após fratura no Rio de Janeiro
UPA de São Pedro da Aldeia não tinha ortopedista nem material adequado; Secretaria de Saúde informou que vai investigar o caso

Foto: Divulgação
Após sofrer um acidente de skate e quebrar o braço, uma criança recebeu atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas deixou o local com uma imobilização improvisada feita com papelão. O caso foi registrado no centro de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A unidade, que é referência no atendimento infantil, não contava com ortopedista nem com material adequado para a realização do procedimento correto. A criança só recebeu atendimento especializado no dia seguinte, no pronto-socorro do município.
Segundo familiares, a criança foi encaminhada à UPA por uma viatura da Polícia Militar. No local, passou por exame de raio-x e foi informada da ausência de ortopedista na unidade.
Diante da situação, os profissionais de saúde improvisaram uma tala com papelão para imobilizar o braço, como forma de garantir algum suporte até que fosse possível o atendimento especializado.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que irá investigar o caso. “A Fundação Saúde esclarece que a UPA São Pedro da Aldeia não conta com atendimento especializado em Ortopedia. A gestão vai apurar os fatos com rigor e agilidade e reitera o compromisso de oferecer assistência em saúde de qualidade à população atendida nas unidades da rede”.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


