NotíciasBrasilCondenado, Jair Bolsonaro pode se livrar de cumprir pena na prisão; entenda

Condenado, Jair Bolsonaro pode se livrar de cumprir pena na prisão; entenda

Ministros do STF acreditam que a saúde do ex-presidente está bem delicada

| Autor: Redação - Varela Net
Condenado, Jair Bolsonaro pode se livrar de cumprir pena na prisão; entenda

Foto: Sergio Lima /AFP

Recém-condenado há 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado, Jair Messias Bolsonaro (PL) tem altas chances de cumprir sua pena em prisão domiciliar, o que já está vivendo como prisão preventiva. A possibilidade está sendo bastante discutida por ministros do STF, que estão levando em consideração a saúde do ex-presidente. 

A maior preocupação não é com o quadro recém-descoberto do câncer de pele, e sim com o quadro na região abdominal, considerado delicado por médicos especialistas. 

Inicialmente, a primeira ideia do Supremo era mandar o ex-mandatário para uma cela especial no presídio da Papuda, para demonstrar que não haveria privilégios para ele. Entretanto, agora, consenso é que a manutenção da prisão domiciliar é a alternativa mais apropriada, devido à facilidade para Bolsonaro acessar os cuidados médicos, seja até mesmo se deslocando para o hospital em caso de eventual emergência. Integrantes da Corte ainda lamentam o óbito de um detento do 8 de janeiro que morreu na cadeia após passar mal.

Segundo informações, hoje a dúvida é se Bolsonaro seguirá direto na prisão domiciliar ou se, antes, será enviado a uma cela especial fora de casa. No caso da segunda opção, a Corte acolherá com agilidade um pedido da defesa para restabelecer a condição anterior.

Atualmente, o ex-presidente está detido preventivamente por descumprir medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes em inquérito que o investigou por coação no curso do processo. Bolsonaro não foi denunciado após a conclusão dessa investigação.

PAPUDA COM PROBLEMAS:

Um dos locais "favoritos" para Jair Bolsonaro cumprir sua pena seria no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Porém, o local enfrenta uma superlotação e condições precárias, em especial na ala destinada aos presos idosos, a mais cheia no presídio, e até mesmo oferta estragada. 

Por conta disso e devido à sua saúde debilitada, os Ministros do STF podem julgar e acreditar que seria mais seguro para a saúde do ex-mandatário permanecer em casa. 

Tags

Notícias Relacionadas