NotíciasBrasilConceição Evaristo ganha título de imortal da academia mineira de letras

Conceição Evaristo ganha título de imortal da academia mineira de letras

Escritora mineira terá posse no Dia Internacional da Mulher

| Autor: Redação
Conceição Evaristo ganha título de imortal da academia mineira de letras

Foto: Lucas Seixas/FolhaExpress

Nesta última quinta-feira (15), a escritora afro-brasileira, linguista e pesquisadora Conceição Evaristo foi nomeada a nova imortal da Academia Mineira de Letras (AML). A consagrada figura da literatura brasileira recebe, no alto dos seus 77 anos, o reconhecimento pela sua jornada de influência, levando seus livros escritos para outros países, com traduções em várias línguas. 

Evaristo tem obras traduzidas para as línguas inglesa, espanhola, árabe, italiana e eslovaca. Ela disputou a cadeira 40, a qual terá posse no dia 8 de março, com outros 5 candidatos, sendo eleita com 30 votos, entre 34 eleitores. Esta posição da cadeira 40 foi inaugurada por Pinto de Moura e tem Visconde de Caeté como patrono. A cadeira também foi ocupada pelo advogado Afonso Pena Júnior e, mais recentemente, pela doutora, ensaísta e crítica literária Maria José de Queiroz. 

A entrega da cadeira para conceição Evaristo no dia Internacional da Mulher trás um ato simbólico, para representar o reconhecimento da força feminina numa data significativa. 

O presidente da Academia Mineira de Letras (AML), Jacyntho Lins Brandão, comemorou a nova posse da escritora como imortal. “A chegada de Conceição Evaristo à Academia Mineira de Letras, a par do reconhecimento de sua trajetória como professora, romancista e poeta, com justiça celebrada no Brasil e no exterior, tem também o sentido de impregnar esta casa com suas qualidades e história de vida, essa prática da literatura por ela denominada escrevivência. Uma vivência, aliás, profundamente marcada por Minas e por Belo Horizonte”, comentou.
 

Tags

Notícias Relacionadas