NotíciasBrasilONU coloca o Brasil fora do mapa da fome

ONU coloca o Brasil fora do mapa da fome

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra dados entre 2022 e 2024

| Autor: Redação Varela Net
ONU coloca o Brasil fora do mapa da fome

Foto: Lyon Santos/ MDS

Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (28), o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). O índice, que trata dos níveis de pessoas com subnutrição no país, caiu para menos de 2,5% da população. Esse é o limite considerado pela FAO (em inglês, Food and Agriculture Organization), agência da ONU para Alimentação e Agricultura, que caracteriza insegurança alimentar grave.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse que era um objetivo inicial da atual gestão: "Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023. A meta era fazer isso até o fim de 2026", afirmou. "Mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos. Não há soberania sem justiça alimentar. E não há justiça social sem democracia", completou.

Esta é a segunda vez que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retira o país desse cenário. A primeira foi em 2014, após 11 anos de políticas consistentes. No entanto, a partir de 2018, o desmonte de programas sociais fez o Brasil retroceder e retornar ao Mapa da Fome no triênio 2018/2019/2020. A boa notícia foi anunciada durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, na Etiópia. O Brasil já havia deixado o Mapa da Fome em 2014, mas voltou em 2022, após piora nos indicadores entre 2018 e 2020. Agora, com dados de 2022 a 2024, o país reverte novamente esse quadro.

Tags

Notícias Relacionadas