Advogado de Bolsonaro diz que Fux acolheu tese da defesa
Ministro votou por absolvição total do ex-presidente

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O advogado Celso Vilardi, do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da suposta trama golpista, afirmou que o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, na quarta-feira (10), foi um reconhecimento respeitoso dos argumentos da defesa.
O ministro votou pela absolvição total de Bolsonaro de todas as acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR), as quais incluem crimes como organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e dano ao patrimônio público. Vilardi levanta que o voto foi "absolutamente técnico", já que teve uma análise detalhada das provas, acolhendo integralmente a tese da defesa.
O ministro relatou que os atos do ex-presidente Bolsonaro durante a presidência não configuram crimes, pois, em sua visão, o ex-presidente apenas considerou certas ações, entretanto, "não aconteceu nada". Outros pontos citados por Fux foram sua concordância com a defesa de que houve cerceamento de defesa e que o STF é inválido para julgar o processo, já que réus não tinham mais seus cargos na época, votando pela anulação do processo.
Apesar do voto favorável, o placar para a condenação de Bolsonaro está em 2 a 1. Os votos pela condenação foram dados pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. O julgamento será retomado na quinta-feira (11), às 14h, com os votos restantes de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.