VLT de Salvador realiza primeira viagem-teste e marca início das obras de requalificação no Subúrbio
VLT terá 43 km de extensão

VLT de Salvador |Foto: Divulgação / Governo do Estado da Bahia
Nesta sexta-feira (19), Salvador viveu um momento especial para a mobilidade urbana. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de outras autoridades, realizou a primeira viagem-teste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no trecho entre os bairros da Calçada e do Lobato.
O evento marca a transição do projeto para uma nova fase. Além da viagem inaugural, Jerônimo assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de urbanização e requalificação em bairros do Subúrbio Ferroviário, como Santa Luzia, Lobato e Praia Grande.
As ações incluem passeios, acessos viários, ciclovias, áreas verdes, equipamentos esportivos, playgrounds e academias ao ar livre, visando integrar o transporte à melhoria da qualidade de vida da população da orla da Baía de Todos-os-Santos.
O VLT de Salvador é estimado como um dos maiores projetos de mobilidade em andamento no país. Com investimento aproximado de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá cerca de 43 quilômetros de extensão e 42 paradas, substituindo o antigo trem do Subúrbio Ferroviário.
O primeiro trecho, entre a Calçada e a Ilha de São João, já tem aproximadamente 50% das obras concluídas. A perspectiva é que o novo modal reduza o tempo de deslocamento e ofereça mais conforto e segurança aos passageiros, ademais de se integrar ao metrô em pontos estratégicos.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


