NotíciasBahiaSão João: Cuidados com animais de estimação durante queima de fogos de artifício

São João: Cuidados com animais de estimação durante queima de fogos de artifício

Som alto gerado pelos fogos de artifício pode gerar fortes danos aos animais

| Autor: João Victor Soares
São João: Cuidados com animais de estimação durante queima de fogos de artifício

Foto: Reprodução

O mês do São João chegou e com ele chega o brilho dos fogos de artifício, que muitas pessoas utilizam para festejar o período. Apesar da beleza dos fogos, o barulho pode ser fatal para alguns animais de estimação. 

Uma pesquisa realizada pela Petlove revelou que quase 85% dos pets brasileiros apresentam reações negativas em relação aos fogos de artifício. Segundo dados da pesquisa, a maioria dos animais apresenta mais de um sinal de que algo não vai bem quando esses eventos ocorrem, sendo que 72,7% dos afetados tentam se esconder em algum local mais seguro.

A técnica em veterinária Anabel Soares alerta para os prejuízos que os fogos de artifícios podem causar aos animais. “Os fogos causam estresse e ansiedade nos animais, além de machucar a audição por serem muito sensíveis, causando um comportamento de fuga, o que pode causar outros ferimentos no animal. ” Diz ela.

Anabel também ressalta a importância de tomar os devidos cuidados para que o pet não sofra nenhum dano. “Os fogos de artifício são um grande problema para os pets, pois causam danos ao animal. Os animais domésticos têm a audição muito boa e sensível e os fogos podem deixá-los estressados. Por isso é importante achar um jeito de proteger eles. ” Disse ela.

A profissional da saúde animal é tutora de Lola, uma gata sem raça definida de 6 anos, e dá dicas de como proteger o animal. “Geralmente eu coloco o pet em um lugar silencioso e enrolo uma toalha nas orelhas para diminuir o som. ” Orienta a técnica.

Como cuidar dos pets durante a queima de fogos

Especialistas afirmam que é necessário que o animal esteja em um ambiente confortável e seguro para minimizar os impactos causados pelos fogos de artifício. Outra dica importante é criar uma proteção auditiva para o animal, como colocar um pouco de algodão nas orelhas dos pets para diminuir o barulho.

Manter os animais no colo ou abraçados durante a queima de fogos também pode ajudar a manter o pet tranquilo e seguro, utilizando o auxílio de brinquedos ou manas que o animal já esteja adaptado e se sinta ainda mais confortável.

Procurar um médico veterinário de forma antecipada também é uma ótima alternativa. Terapias podem ser recomendadas pelo profissional e tratamentos específicos para o bem-estar do animal.

Sedativos podem gerar efeitos colaterais

O sedativo acepromazina é uma das alternativas para aliviar o estresse de cães e gatos que sofrem com o alto barulho e as luzes dos fogos de artifício. Porém, o uso desse sedativo sem a orientação de um médico veterinário pode gerar diversos efeitos colaterais para esses animais.

Com o uso do sedativo, o animal pode até parecer mais relaxado e sonolento após o uso, mas ele segue com os sentidos em pleno funcionamento. Na prática, ele continua vendo e ouvindo todos os estímulos gerados pelos fogos, só não consegue reagir com os seus comportamentos naturais.

A técnica Anabel também faz um alerta para a necessidade de um médico veterinário para a prescrição de sedativos e que essa deve ser a última opção. “Cada animal pode reagir de uma forma diferente, por isso a opção de sedativos deve ser muito bem avaliada. O ideal é que sejam utilizados outros tipos de proteção ates de partir para sedativos. ” Concluiu. 

Tags

Notícias Relacionadas