NotíciasBahiaSalvador: Vereador propõe a criação de um novo bairro na região da Pituba

Salvador: Vereador propõe a criação de um novo bairro na região da Pituba

Projeto foi publicado nesta quarta-feira (20)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Instagram

A capital baiana, Salvador, poderá em breve contar com um novo bairro. O local atualmente conhecido como "Aquárius" ou "Loteamento Aquárius", situado na Pituba, está em processo de possível transformação em um novo bairro. Na última terça-feira (19), um projeto de lei foi oficialmente protocolado na Câmara de Vereadores de Salvador e nesta quarta-feira (20) publicado. 

O projeto é de autoria do vereador Orlando Palhinha (União) e tem como objetivo designar oficialmente uma região como um bairro, incluindo-a no mapa da área urbana e estabelecendo um CEP exclusivo. Além disso, prevê a instalação de uma placa com o nome do bairro. 

A justificativa para essa iniciativa - de acordo com informações presentes no projeto - baseia-se no forte vínculo e sentimento de pertencimento que os moradores e frequentadores do Loteamento Aquárius, parte integrante do bairro da Pituba, desenvolveram ao longo do tempo, identificando-se com o nome "Aquárius" ou "Aquarius" .

O vereador ainda enfatiza a necessidade dos moradores se organizarem como um bairro, possibilitando a interação com as autoridades públicas e o setor privado. A justificativa para o projeto é melhorar as condições de vida e convívio social da população, o texto ainda aponta que a região que possui uma área total de 330 mil m² cumpre todos os requisitos para se tornar um bairro. 

De acordo com a lei 9.278/2017, os critérios para criação de novos bairros são: existência de unidade escolar de ensino fundamental (pública ou privada), existência de unidade de saúde (geral ou especializada), existência de logradouro público que permita a circulação de veículos de grande porte e de prestação de serviços e oferta de transporte público regulamentado. 

A última vez que novos bairros foram criados em Salvador ocorreu em 2020. O prefeito de Salvador, na época, ACM Neto, anunciou os sete novos locais: Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre. Com isso, a cidade saiu de 163 para 170 bairros. 

Tags

Notícias Relacionadas