NotíciasBahiaConheça a história de Raimundo Varela, mestre da comunicação na Bahia

Conheça a história de Raimundo Varela, mestre da comunicação na Bahia

Varela nos deixou na manhã desta quinta-feira (07), aos 75 anos

| Autor: Eduardo Costa/ Redação

Foto: Reprodução

Raimundo Varela Freire Júnior, conhecido por todos como Raimundo Varela, apresentador, radialista, pai, marido, amigo, nosso querido mestre e mentor nos deixou na manhã desta quinta-feira (7), a equipe do Varela Net preparou uma matéria especial para relembrar a carreira marcante desse ícone da comunicação baiana.

 

Reprodução

Nascido no dia 30 de Novembro de 1947, na cidade de Itabuna, no interior da Bahia, ele veio para Salvador ainda muito jovem, onde morou no bairro de Periperi, no subúrbio da cidade. Varela teve diversas profissões antes de chegar a comunicação. Foi peão de uma fábrica de cimento no CIA e chegou  a ser diretor de um clube social na Cidade Baixa, em Salvador. Varela também foi jogador de futebol, tendo uma passagem pelo Leônico e o Ypiranga, passagens essas que iam lhe render um espaço importante no jornalismo esportivo futuramente.

Trajetória na comunicação

Sua jornada como comunicador se iniciou na TV Itapoan, como jurado no programa de Waldir Serrão. O diretor do programa ficou empolgado com o talento de Varela e aproveitando o conhecimento dele como ex-jogador, Raimundo foi convidado para ser comentarista do programa esportivo “O Papo de Bola”. Logo após, junto com Fernando José, se tornou âncora do programa “Telesporte”, ainda na TV Itapoan. O sucesso foi tanto, que eles ganharam outro programa “O Povo na TV”, em 1980.

Varela no entanto queria mais, ele queria se aproximar ainda mais da população,  ainda ao lado de Fernando José, passou a apresentar “ O Balanço Geral”, o programa que fez o nome de Raimundo Varela ser conhecido por toda a Bahia, exibido na TV e também na Rádio Sociedade da Bahia.

Em 1990, Varela teve desentendimentos com a direção da TV Itapoan, resultando assim na sua ida a TV bandeirantes Bahia, onde apresentou o ‘Jogo Aberto”, se conectando mais uma vez com o esporte. 

A TV Itapoan foi comprada pela Record em 1997, resultando assim na volta de Raimundo Varela para a TV Itapoan, agora sob nova direção, e também com o retorno do Balanço Geral, a “ouvidoria do povo”.

Cartões verde e vermelho

Os inesquecíveis cartões verde e vermelho, a lendária batida na mesa, marcaram a vida de jovens, adultos e idosos que acompanhavam o programa. 

Em 2006, Raimundo Varela ficou internado no Hospital Aliança, em Salvador, e precisou ser submetido a dois transplantes de fígado e rim. 

Durante a pandemia, Varela continuou apresentando o Balança Geral, de forma online, enquanto o apresentador, Pedro Sento Sé, ficava no estúdio.

 

Reprodução

Varela era casado com Sheila Karina Machado, com quem tem uma filha chamada Marianna Varela. Raimundo ainda tem outro filho chamado Jeferson Freire.

 

Reprodução

 

Tags

Notícias Relacionadas