Rádio Sociedade presta homenagem a Raimundo Varela e destaca sua contribuição ao jornalismo baiano
Comunicador marcou época com bordões, estilo único e programas de grande audiência

Foto: Reprodução / Record
A Rádio Sociedade da Bahia prestou, na manhã desta segunda-feira (8), uma homenagem ao jornalista e apresentador Raimundo Varela, que faleceu em 7 de setembro de 2023, aos 75 anos. Com bordões como o “cartão verde e vermelho” e as tradicionais batidas na mesa, Varela ou “Varelão”, como era carinhosamente conhecido, se tornou uma das vozes mais influentes da comunicação baiana.
Com passagens pela TV Itapoan, afiliada da Record na Bahia, pela TV Bandeirantes e pela própria Rádio Sociedade, Varela criou o Balanço Geral, programa que se consolidou como o principal telejornal local e alcançou projeção nacional.
Nascido em Itabuna, Raimundo Varela se mudou ainda criança para Salvador, onde cresceu no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Antes da carreira na comunicação, atuou como gerente de suprimentos da Companhia de Cimento Salvador (Cocisa), presidiu o Esporte Clube Paripe e chegou a jogar futebol pelo Leônico.
O legado de Raimundo Varela segue vivo no jornalismo baiano, sendo referência para profissionais da comunicação e inspiração para futuras gerações.