Presidente da ALBA fala sobre previsão da Ponte Salvador-Itaparica
Projeto prevê início das obras em junho de 2026

Presidente da ALBA, Ivana Bastos |Foto: Bruno Oliveira / Varela Net
O Governo do Estado da Bahia apresentou, nesta quarta-feira (17), às 9h, o Projeto de Construção da Ponte Salvador-Itaparica, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.
A atividade contou com a presença do secretário da Casa Civil, Afonso Florence, do diretor de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, e de representantes do consórcio responsável pela obra. O projeto prevê início das obras em junho de 2026, com 12,4 km de extensão, integrando Salvador ao interior do estado e ajudando aproximadamente 10 milhões de pessoas.
Em entrevista exclusiva com a presidente da ALBA, Ivana Bastos, ela falou sobre o projeto da ponte, que será um vetor econômico e turístico para a Bahia.
“Recebemos hoje aqui na Assembleia Legislativa o secretário Afonso Florenci, secretário da Casa Civil e com sua equipe para falar do projeto da Ponte Salvador e Itaparica. Um projeto de um vetor econômico enorme para essa Bahia, um vetor turístico, um vetor de economia e um projeto que hoje já se torna realidade.”
Além disso, a presidente explicou sobre como o projeto será bom para o estado da Bahia e para a América Latina.
“A previsão inicial de contrato dessa obra é em junho de 2026, já está iniciada, mas nós já estamos fazendo as sondagens, nós já estamos fazendo todos esses projetos. Então a Bahia ganha, ganhou a América Latina, é a maior ponte da América Latina, uma ponte com 12,4 quilômetros, é a maior ponte da América Latina e um grande projeto, um maior projeto que eu falo de infraestrutura do país”, disse Ivana Bastos.