Políticos se manifestam e prestam homenagem ao deputado Alan Sanches
Parlamentares, gestores e autoridades de diferentes partidos usaram às redes sociais para prestar condolências e prestar homenagem ao parlamentar

Foto: Vaner Casaes /Alba
O falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante, causou comoção entre figuras políticas da Bahia neste sábado (17). Parlamentares, gestores e autoridades de diferentes partidos usaram às redes sociais para prestar condolências e prestar homenagem ao parlamentar e à sua família.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi um dos primeiros a se manifestar. Em publicação no X (antigo Twitter), destacou a convivência respeitosa que mantinha com o deputado, mesmo em campos políticos distintos.
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento prematuro do deputado estadual Alan Sanches. Mesmo estando em campos políticos opostos, sempre tive uma relação muito respeitosa com Alan, marcada pelo diálogo e espírito democrático. Solidarizo-me com os familiares, amigos e com todos que conviveram com ele. Que Deus conforte a todos.”, escreveu o governador.
Também pelas redes sociais, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), ressaltou a importância de Alan Sanches para a política baiana e falou sobre o impacto da perda no âmbito pessoal e público.
“Um sábado de imensa dor com a notícia do falecimento do deputado estadual Alan Sanches, um amigo querido e um dos quadros mais qualificados da política baiana. Neste momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos aqueles que foram tocados por sua atuação pública e pelo seu exemplo de integridade. Deixo um abraço muito especial a Duda, Leo, Vitor e Bruna, filhos de Alan”, pontuou o gestor.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), também lamentou a morte do parlamentar. Em nota divulgada nas redes, destacou o perfil conciliador de Sanches e a importância do diálogo democrático.
“Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do deputado Alan Sanches. Estivemos em campos opostos da política, mas o debate público sempre foi pautado pelo respeito e pelo diálogo democrático. A divergência é parte da vida pública, mas a humanidade deve estar acima dela. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que hoje sentem sua partida”, publicou.
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), também se pronunciou, ressaltando a atuação pública do deputado e sua postura de diálogo ao longo da carreira.
"A morte do deputado Alan Sanches entristece a Bahia. Foi um homem público de diálogo e compromisso com o nosso estado. Me solidarizo com a família e com todos que sentem essa perda", escreveu.
O senador Jaques Wagner (PT) relembrou a relação cordial que manteve com Alan Sanches, apesar das divergências políticas. Em mensagem publicada no X, destacou o impacto emocional da notícia.
"A vida é mesmo imprevisível. Fomos todos surpreendidos com a triste notícia da morte precoce do deputado estadual Alan Sanches.
Na política, estivemos em lados diferentes, mas sempre com uma relação cordial e respeitosa. O último encontro que tivemos, na Igreja da Conceição da Praia, no dia do Senhor do Bonfim, foi muito emotivo e ecoa na minha cabeça neste momento.
Me solidarizo com toda a família, especialmente o vereador Duda Sanches, seu filho, além dos amigos e admiradores. Que Deus possa dar o conforto necessário a todos nesse momento de dor".
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos (PSD), também prestou homenagem ao colega de Parlamento e ex-líder da oposição. Em mensagem emocionada, relembrou a trajetória compartilhada e as qualidades humanas do deputado.
"Hoje meu coração está em silêncio e em dor, com a notícia do falecimento do amigo e deputado Alan Sanches", disse ela.
"Alan sempre foi um companheiro de longas datas, parte da minha caminhada e da minha história. Chegamos juntos ao PSD, dividimos o dia a dia no parlamento sempre com muito carinho, respeito, diálogo e consideração mútua. Ele tinha um jeito único de estar presente: com alegria e humanidade. Amigo generoso, pai amoroso e deputado dedicado", disse.
Ivana Bastos também destacou o legado deixado por Alan Sanches na vida pública.
"Alan cumpriu sua missão com dignidade, coragem e amor ao próximo, deixando um legado que ultrapassa mandatos e cargos: o legado da amizade, da lealdade e do compromisso com as pessoas".
A deputada finalizou se solidarizando com familiares e amigos do parlamentar.
"Peço a Deus que conforte o coração de seus familiares, seus filhos Vitor, Léo, Bruna e Duda, amigos e de todos que hoje sentem essa dor tão profunda. Que Alan seja recebido com luz e paz, e que sua memória siga viva entre nós, como exemplo de humanidade e respeito".
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, também se manifestou neste sábado (17). Ele informou que o deputado sofreu um infarto em casa, no bairro do Horto Florestal, em Salvador, e prestou uma homenagem emocionada ao amigo.
“É muito difícil até para escrever. Me perdoem até as poucas palavras. É uma dor muito grande no coração. Quando a gente perde um amigo, perde junto um pedaço da própria história. Esses momentos ensinam a gente, de forma mais dura possível, do valor dos laços verdadeiros. E Alan foi isso. Meu grande amigo, fiel, companheiro. Meu carinho e meu abraço apertado aos filhos Duda, Vitor, Léo e Bruna, e a toda a família. Que vocês sintam, todos os dias, o amor que Alan deixou em cada um”, afirmou.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


