NotíciasBahiaMargareth Menezes e Daniela Mercury assumem cadeiras na ABC

Margareth Menezes e Daniela Mercury assumem cadeiras na ABC

Artistas tomam posse na Academia Brasileira de Cultura

| Autor: Redação

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a renomada artista Daniela Mercury foram empossadas como membros imortais da Academia Brasileira de Cultura (ABC). A solene cerimônia ocorreu na terça-feira (14), no campus da Fundação Cesgranrio, localizado no Rio de Janeiro.

A Ministra Margareth Menezes conquistou a cadeira de número 28, cujo patrono é a cantora Emilinha Borba. Anteriormente a cadeira era ocupada pela saudosa Elza Soares, que faleceu em janeiro do ano passado.

"É gratificante sentir que uma carreira artística longeva, de quase quarenta anos, também é reconhecida e reverenciada neste momento, em que trago comigo todas as mulheres que fortalecem e fortaleceram as expressões artísticas no Brasil, especialmente as mulheres negras”, afirmou Margareth.

A cantora Daniela Mercury comemorou a posse em suas redes sociais e disse estar emocionada em fazer parte da Academia Brasileira de Cultura.

"Minha responsabilidade como artista hoje aumentou. Me sinto muitíssimo orgulhosa de viver em um país que segue lutando por democracia e pela cultura e seus artistas", escreveu a artista.

Reprodução/Redes Sociais

Além das personalidades baianas, Alcione, Glória Pires, Conceição Evaristo, Viviane Mosé, Liniker, Juma Xipaia, José Luiz Ribeiro, Vanessa Giácomo, Antenor Neto e Luana Xavier agora fazem parte do quadro de membros da Academia Brasileira de Cultura (ABC).

Academia Brasileira de Cultura

A Academia Brasileira de Cultura foi criada em 2021 para fortalecer o setor cultural do país. Ela é presidida pelo educador Carlos Alberto Serpa. O número total de membros é de 56. A missão da instituição é reunir personalidades de diferentes setores artísticos e promover a valorização da memória cultural brasileira.

 

 

Tags

Notícias Relacionadas