Lideranças políticas prestam homenagem à Mãe Carmem
Filha mais nova de Mãe Menininha, líder religiosa estava internada no Hospital Português e recebeu homenagens de autoridades políticas

Foto: Rede Social
Morreu nesta sexta-feira (26), aos 96 anos, Mãe Carmen do Gantois, filha mais nova de Mãe Menininha. A líder religiosa estava internada há duas semanas no Hospital Português, em Salvador, após apresentar um quadro de forte gripe. A morte de Mãe Carmen comoveu autoridades políticas e religiosas da Bahia.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, compartilhou uma foto da religiosa nas redes sociais e, na legenda, prestou solidariedade e destacou o legado deixado por Mãe Carmen.
"Com profundo pesar, Salvador se despede de Mãe Carmen do Gantois, uma mulher de muita sabedoria e amor ao próximo, cuja trajetória deixa um legado imenso de preservação da ancestralidade e de cuidado com as pessoas", disse Bruno Reis.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também se manifestou e lembrou da atuação da líder religiosa na preservação das tradições e no fortalecimento das religiões de matriz africana no estado.
"Na última sexta-feira do ano, a Bahia se despede da importante líder religiosa Mãe Carmen, guardiã de uma tradição ancestral de espiritualidade e acolhimento. Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana." Disse Jeronimo Rodrigues, governador da Bahia.
Já o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, também prestou homenagem. Ele compartilhou fotos ao lado de Mãe Carmen e publicou um texto destacando sua atuação e manifestando solidariedade aos familiares e à comunidade religiosa.
"Recebo com imensa tristeza a notícia do falecimento de Mãe Carmem, uma mulher que conduziu com dignidade, fé e serenidade o legado do Terreiro do Gantois, um dos mais importantes símbolos da nossa história e da nossa cultura", iniciou ACM Neto.
Em seguida, ele completou: "Tive a honra de conviver com Mãe Carmem e levarei comigo, para sempre, os momentos inesquecíveis que vivi em sua casa, o nosso Gantois. A Bahia se despede de uma grande referência espiritual, cultural e humana."
Por fim, ACM Neto prestou solidariedade aos familiares, aos filhos e filhas de santo e a toda a comunidade do Terreiro do Gantois.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


