NotíciasBahiaGoverno assina acordo de colaboração com plataforma de transporte por aplicativo

Governo assina acordo de colaboração com plataforma de transporte por aplicativo

Gestão fez entrega de dispositivos tecnológicos que auxiliarão na prevenção e investigação de crimes

| Autor: Redação

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Nesta quarta-feira (20) ocorreram duas consideráveis açõespara a segurança da Bahia; a entrega de 36 aparatos tecnológicos à PolíciaCivil da Bahia (PCBA) e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o fechamentode um acordo de colaboração entre a Uber e a Secretaria de Segurança Pública(SSP). As ações contaram com a presença do governador Jerônimo Rodrigues eforam realizadas no Centro Administrativo da Bahia (CAB).


“Hoje é uma agenda de inovação tecnológica, com fortepresença do trabalho de inteligência. Entregamos ao conjunto da segurançapública do estado a antena móvel, os equipamentos de extração de dados, além defirmar essa parceria com a plataforma de transporte por aplicativo. Trazemosmais ferramentas para acompanhar, atender e dar segurança aos cidadãos baianos”,detalhou o governador.


Com o objetivo de fortalecer o combate a organizaçõescriminosas  e para ajudar nasinvestigações de crimes, foram entregues os adereços Cellebrite, com o intuitode auxiliar na extração de dados. O equipamento israelense recebe e examinadados de equipamentos móveis para ajudar na sequência dos processos judiciais ena investigação de contravenções.


Com o equipamento, oito diferentes macrorregionais do DTPserão atendidas, sendo elas sediadas em Barreiras, Vitória da Conquista, Feirade Santana, Irecê, Itabuna, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Porto Seguro. Trêsdiretorias foram escolhidas com o objetivo de descentralizar as ferramentas, situadasem Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. Para esta aquisição foidestinado o valor de mais de R$ 11 milhões, através do tesouro estadual e doFundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). Ana CecíliaBandeira, a diretora do Departamento de Polícia Técnica, falou sobre aimportância deste adereço para o departamento.


“Essa é uma tecnologia que chega para potencializar otrabalho da polícia técnica. Com esse material, nós entregaremos nossos laudosmais rapidamente, a tecnologia também permite o desbloqueio de celulares deúltima geração e tudo isso é informação que será obtida para a inteligência e oserviço, tanto da perícia criminal quanto da polícia judiciária”, pontuou AnaCecília.


O DTP também contará com uma Estação Rádio Base Móvel. Osubsídio para a obtenção foi de um pouco mais de R$ 2 Milhões. Este apetrechoserve para reforçar a comunicabilidade das equipes em localidades com problemasna cobertura  de sinal, com segurança equalidade. Segundo  o secretário deSegurança Pública, Marcelo Werner, esses adereços proporcionam mais agilidadeno trabalho de proteção à população e na descentralização das ações dasequipes.


“A Bahia é o quarto estado a possuir um equipamento comoessa antena móvel, mostrando nossa vanguarda no investimento, na inovação, natecnologia e na comunicação. Fazemos também a entrega do Cellebrite, que vaiajudar muito a inteligência, vai fortalecer a perícia criminal e asinvestigações da Polícia Civil e, consequentemente, a prova apresentada najustiça”, destacou Marcelo Werner.


Uber


Com o objetivo de melhorar a segurança de quem usufruiou trabalha utilizando os transportes por aplicativo, foi assinado o acordo decolaboração técnica entre a Uber e a SSP, para que o sistema operacional deemergência da plataforma seja interligado ao Centro Integrado de Comando eControle (CICC) da secretaria.


Graças a isso, tanto os passageiros quanto motoristas queestejam em situação de emergência, seja por transgressão ou por um acidentedurante viagens, terão a possibilidade de acionar o botão “ligar para a polícia”,sendo direcionados para a o CICC pela central 190, dando uma resposta maiseficaz à chamada.


Natália Falcón, gerente de comunicação da Uber, ratifica adimensão deste contrato com o Governo da Bahia. “Segurança é uma prioridade em tudo que a Uber faz e a gente acredita muito no poder datecnologia, para promover soluções, que consigam atender um estado do tamanhoda Bahia. Então a gente fica muito feliz de poder dar mais esse passo em prolde uma vivência mais segura para os motoristas e os usuários”.

Tags

Notícias Relacionadas