NotíciasBahiaForrozeiros defendem protagonismo do forró no São João durante reunião na UPB

Forrozeiros defendem protagonismo do forró no São João durante reunião na UPB

Entre os principais pontos estão a exigência de que pelo menos 50% das atrações contratadas sejam do estado

| Autor: Redação - Varela Net
Forrozeiros defendem protagonismo do forró no São João durante reunião na UPB

Foto: Divulgação

Mais de 50 forrozeiros de diferentes regiões da Bahia se reuniram nesta última quinta-feira (5), em Salvador, com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, para debater a valorização do forró nas programações oficiais dos festejos juninos feitos pelas prefeituras.

O grupo apresentou à entidade uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que antevê medidas para aumentar o número de artistas baianos no São João. Entre os principais pontos estão a exigência de que pelo menos 50% das atrações contratadas sejam do estado, com aplicação do mesmo percentual sobre os recursos investidos, ademais de critérios de transparência e desburocratização nos processos de contratação.

Os forrozeiros foram representados pelo músico e produtor cultural Carlos Mateus e pela produtora Alessandra Gramacho, que agiram como porta-vozes do movimento. A decisão busca responder ao que o grupo aponta como perda de espaço do forró tradicional nas festas de São João, diante do avanço de outros gêneros musicais nas grades financiadas através de recursos públicos.

Durante a reunião, o cantor e compositor Del Feliz afirmou que o encontro representa um avanço no diálogo institucional. Conforme Del, a mobilização se conecta a uma reivindicação histórica do segmento. “Essa luta vem da tentativa de implementação da Lei da Zabumba, para que parte dos recursos públicos seja destinada à autenticidade das festas culturais, especialmente o São João, valorizando os artistas regionais”, disse.

O presidente da UPB avaliou o encontro como positivo e afirmou que existe, entre prefeitos, uma percepção crescente sobre a necessidade de valorização da cultura regional. “Existe um sentimento entre prefeitos e prefeitas de que é preciso valorizar o forró”, afirmou Wilson Cardoso. 

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas