Daniela Mercury se pronuncia e sai em defesa de Veko Araújo, do Cortejo Afro, após ataques
Artista afirmou que a controvérsia foi criada pela extrema-direita

Daniela Mercury no momento da gravação do vídeo |Foto: Reprodução / Redes Sociais
A cantora Daniela Mercury se pronunciou sobre a polêmica envolvendo Veko Araújo, conhecido como o “homem do sombreiro” do Cortejo Afro. Em vídeo publicado nas redes sociais na noite desta última quinta-feira (25), a artista afirmou que a controvérsia foi criada pela extrema-direita e reforçou a importância do artista para a cultura baiana.
“Estou aqui porque tenho acompanhado de perto a polêmica que a extrema-direita criou em relação à Veko. Veko é patrimônio da Bahia, patrimônio do Bloco Cortejo Afro”, disse Daniela.
Mercury explicou o significado do sombreiro utilizado por Veko e ressaltou que o adereço carrega um sentido de resistência.
“O sombreiro de Veko significa justamente o contrário do que tentaram falar. Veko recebe os convidados que sobem no palco durante os ensaios e desfiles. O sombreiro é símbolo de resistência, da força da cultura afro-brasileira, da beleza do povo preto. Estar debaixo dele é uma honra, uma bênção de Mãe Santinha de Oyá.”
A cantora também destacou a importância do artista durante o ato contra a PEC da Blindagem, realizado em Salvador no último domingo (21).
“A presença dele no palco significou que o Cortejo Afro estava presente na manifestação. Ter Veko ali foi extremamente importante para nós e para Salvador”, completou.