Com nome em homenagem à Dona Canô, Lula anuncia criação de universidade no interior da Bahia
Cidadã histórica de Santo Amaro, Dona Canô faleceu aos 105 anos, em 2012

Presidente Lula durante inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari |Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta última quinta-feira (9) um dos planos do governo de homenagear Dona Canô, figura simbólica da cidade de Santo Amaro, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Em passagem pela Bahia para a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, nesta última quinta-feira (9), Lula anunciou a criação de uma universidade na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, em homenagem à Canô.
“Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia”, disse o presidente.
Cidadã histórica de Santo Amaro, Dona Canô faleceu aos 105 anos, em 2012. Os ensinamentos e as memórias da mãe de Caetano e Bethânia foram eternizadas por meio de livros como “O sal é um dom: Receitas de dona Canô” (2019), escrito por Mabel Velloso e Cano Velloso. “Lembranças do Saber Viver” (2009), escrito por Antonio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis.
A paixão de Canô pela cidade fez com que ela se tornasse uma grande representante de Santo Amaro. Ainda segundo o presidente Lula, o governo atenderá uma das principais reivindicações de Dona Canô, a revitalização de um rio no município.
“A gente também vai fazer um projeto para revitalizar aquele rio lá de Santo Amaro que ela reivindicava para mim.”