NotíciasBahiaCom nome em homenagem à Dona Canô, Lula anuncia criação de universidade no interior da Bahia

Com nome em homenagem à Dona Canô, Lula anuncia criação de universidade no interior da Bahia

Cidadã histórica de Santo Amaro, Dona Canô faleceu aos 105 anos, em 2012

| Autor: Redação - Varela Net
Presidente Lula durante inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari

Presidente Lula durante inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari |Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta última quinta-feira (9) um dos planos do governo de homenagear Dona Canô, figura simbólica da cidade de Santo Amaro, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Em passagem pela Bahia para a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, nesta última quinta-feira (9), Lula anunciou a criação de uma universidade na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, em homenagem à Canô.

“Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia”, disse o presidente.

Cidadã histórica de Santo Amaro, Dona Canô faleceu aos 105 anos, em 2012. Os ensinamentos e as memórias da mãe de Caetano e Bethânia foram eternizadas por meio de livros como “O sal é um dom: Receitas de dona Canô” (2019), escrito por Mabel Velloso e Cano Velloso. “Lembranças do Saber Viver” (2009), escrito por Antonio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis.

A paixão de Canô pela cidade fez com que ela se tornasse uma grande representante de Santo Amaro. Ainda segundo o presidente Lula, o governo atenderá uma das principais reivindicações de Dona Canô, a revitalização de um rio no município.

A gente também vai fazer um projeto para revitalizar aquele rio lá de Santo Amaro que ela reivindicava para mim.

Tags

Notícias Relacionadas