NotíciasBahiaArtista de Salvador anuncia cirurgia de mudança de sexo; saiba quem

Artista de Salvador anuncia cirurgia de mudança de sexo; saiba quem

'A Travestis' publicou sobre a cirurgia em suas redes sociais

| Autor: Redação - Varela Net
Tertuliana Lustosa

Tertuliana Lustosa |Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cantora Tertuliana Lustosa, conhecida pelo nome artístico "A Travestis", é um dos maiores nomes LGBT's da cena musical de Salvador, e é dona de sucessos do pagodão baiano, como "Tieta", "Murro na Costela" e "Empurra Empurra". A artista compartilhou ontem (22) que faria a cirurgia para efetuar a mudança de sexo, e - nesta manhã - publicou que a operação foi um sucesso.

Segundo Tertuliana, a cirurgia foi realizada pelo Dr. Marcio Littleton e foi muito comemorada pela cantora. "Foram muitos anos batalhando para esse dia, mas agora sou a mulher mais realizada desse mundo!", publicou a artista.

Quem é Tertuliana?

Além da carreira musical, A Travestis também se destaca como um dos grandes nomes LGBT´s no cenário acadêmico nacional. Nascida no interior do Piauí e criada em Salvador, Tertuliana é historiadora da arte formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos.

Uma de suas contribuições acadêmicas é a publicação do ensaio “Manifesto Traveco-Terrorista” que, segundo a própria obra, é um texto provocativo que busca desconstruir normas sociais e desafiar o poder estabelecido. Em 2019, o ensaio foi finalista do Prêmio PIPA, criado para destacar as principais artes visuais do país.

A artista e historiadora causou polêmica em outubro do ano passado, quando fez uma performance erótica enquanto cantava o funk de sua autoria “Educando com o C*”, durante uma palestra do seminário "Dissidências de gênero e sexualidades", realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Após a repercussão do caso, Tertuliana afirmou que não era a primeira vez que gerava polêmica por conta dos estudos sobre gênero e sexualidade.  

Tags

Notícias Relacionadas