Apreensões de armas na Bahia crescem 18% no 1º semestre de 2025
Estado retira média de 20 armas de fogo por dia das ruas; secretário relaciona avanço com redução das mortes violentas

Armas apreendidas pela polícia |Foto: Ascom/SSP
As forças de segurança da Bahia apreenderam 3.711 armas de fogo entre janeiro e junho de 2025, um aumento de 18% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 3.134 apreensões. O crescimento é resultado de ações de inteligência e operações de repressão qualificadas, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).
A média atual é de 20 armas retiradas das ruas por dia, totalizando cerca de 140 por semana. O secretário da SSP, Marcelo Werner, destacou que o aumento das apreensões tem relação direta com a queda nos índices de mortes violentas no estado.
“A redução pelo terceiro ano consecutivo das mortes violentas na Bahia tem relação direta com o aumento do número de apreensões de armas de fogo”, afirmou Werner.
O secretário ressaltou ainda que os armamentos apreendidos, em sua maioria, têm origem estrangeira e entram ilegalmente no país, seja pelas fronteiras ou escondidos em bagagens. O trabalho das forças de segurança também tem se concentrado na identificação das rotas e dos fornecedores dessas armas.