NotíciasBahiaApagão atinge Salvador, interior e outros estados; metrô deixa de circular

Apagão atinge Salvador, interior e outros estados; metrô deixa de circular

Queda no fornecimento de energia ocorreu por volta das 8h30 desta terça-feira (15); causas são investigadas

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes sociais

Diversos bairros de Salvador, da região metropolitana e até cidades do interior ficam sem luz na manhã desta terça-feira (15). A queda de energia ocorreu por volta das 8h30 e afeta municípios como Simões Filho, Candeias e Feira de Santana. Em nota ao Varelanet, a Coelba Neoenergia informou que uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

Procurada pela reportagem, a CCR informou que as operações do sistema metroviário da capital e Lauro de Freitas estão temporariamente suspensas. De acordo com o comunicado, todos os clientes que estavam nas estações foram orientados a evacuar as plataformas no momento da ocorrência. Aqueles que estavam dentro dos vagões foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas. 

Conforme a concessionária, os acessos às estações seguem fechados até o restabelecimento da energia elétrica.

Ao Varelanet, leitores relataram falta de luz no Rio Vermelho, Horto Florestal, Pituba, Ondina, Barbalho. Usuários do metrô enviaram à reportagem fotos de uma área de embarque lotada de passageiros logo após a queda de energia.

Sistema nacional

O ONS (Operador Nacional do Sistema) informou um problema no sistema nacional que levou a interrupção no fornecimento de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A interligação que resultou no apagão é o conjunto de linhas de transmissão que que ligam as instalações de geração das regiões Norte e Nordeste com as instalações majoritariamente de consumo da região Sudeste do Brasil.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões, e 6 mil MW já tinha sido recompostos até às 9h16.

 

Tags

Notícias Relacionadas